Ruy Castro leva o Prêmio Jabuti de Livro do Ano
- Revista Viva Nova Lima

- 30 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de nov.
A noite do Jabuti foi de celebração à literatura mineira e de muitas histórias bem contadas. A cerimônia, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também premiou grandes nomes da literatura nacional
Da redação

O escritor mineiro Ruy Castro foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2025, com a obra “O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, uma homenagem sensível e inspiradora a um dos maiores nomes da música brasileira. A cerimônia, realizada na última segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também premiou grandes nomes da literatura nacional: Tony Bellotto, com “Vento em Setembro”, venceu na categoria Romance Literário. Daniela Arbex, com “Longe do Ninho”, sobre a tragédia no Ninho do Urubu, foi destaque em Biografia e Reportagem.
E quem roubou a cena foi Ana Maria Machado, jornalista e escritora premiada, que recebeu o título de Personalidade Literária do Ano. Três vezes vencedora do Jabuti com História Meio ao Contrário, Esta Força Estranha e Fiz Voar Meu Chapéu, Ana foi homenageada pelo conjunto da obra e por sua contribuição inspiradora à literatura brasileira. A premiação, que reúne 23 categorias entre Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, também consagra o aguardado Livro do Ano, escolhido entre os grandes destaques das principais áreas.
O autor vencedor leva para casa R$ 70 mil, a charmosa estatueta e uma viagem inesquecível para a Feira do Livro de Londres, que este ano celebra o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. Nesta edição, o Jabuti recebeu 4.530 obras inscritas, premiando 23 categorias e estreando a nova categoria “Fomento à Leitura”, vencida pelo projeto Rio Capital Mundial do Livro. O processo de curadoria de julgamento de obras envolveu mais de 60 jurados, segundo a organização do prêmio.
Descubra a primeira edição da Revista Viva Nova Lima. Baixe, explore e compartilhe essa nova forma de conhecer e viver nossa cidade.




