Circuito Mineiro da Cafeicultura inicia temporada 2026
- Revista Viva Nova Lima

- 15 de abr.
- 3 min de leitura
Primeira etapa acontece em Campo Belo e reúne produtores para discutir desafios e tendências do setor cafeeiro no Sul de Minas

O Sul de Minas, uma das principais regiões produtoras de café do país, dá início nesta quarta-feira (15) à temporada 2026 do Circuito Mineiro da Cafeicultura. A abertura será realizada no município de Campo Belo, marcando o início de uma série de encontros técnicos que devem percorrer nove cidades ao longo do primeiro semestre.
Promovido pela Emater-MG, com apoio do Governo de Minas, o circuito tem como objetivo reunir produtores, cooperativas, comerciantes e demais agentes da cadeia produtiva do café para troca de conhecimento, atualização técnica e fortalecimento do setor.
A programação de estreia acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Campo Belo, a partir das 12h30. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local, a partir do meio-dia.
Clima e futuro em pauta
Neste ano, o circuito traz como tema central os impactos das mudanças climáticas na cafeicultura — um dos principais desafios enfrentados pelos produtores. Além disso, a programação contempla palestras sobre temas variados, definidos a partir das demandas identificadas diretamente nas regiões participantes.
Segundo o gerente regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Fabri, o conteúdo é construído com base nas necessidades reais do campo. “A cada edição, buscamos entender junto aos produtores e lideranças locais quais são os principais desafios enfrentados. A ideia é levar informação prática e relevante, que contribua diretamente para o dia a dia da atividade”, explica.
Mais do que um ciclo de palestras, o Circuito Mineiro da Cafeicultura se consolida como um espaço de integração entre os diversos elos da cadeia produtiva. Em 2025, cerca de quatro mil pessoas participaram das atividades, reforçando o interesse crescente por iniciativas que promovam capacitação e inovação no campo.
Entre os destaques da programação deste ano está o Encontro de Mulheres Cafeicultoras, que será realizado em Perdões, na sexta-feira (17), valorizando o protagonismo feminino no setor.
Agenda segue até junho
Após a abertura em Campo Belo, o circuito segue por outros municípios do Sul de Minas ao longo dos próximos meses, com etapas previstas em cidades como Paraguaçu, Boa Esperança e São João del Rei. Em julho, a programação será pausada devido ao período de colheita, com retomada prevista para o fim do ano.
A realização do circuito conta ainda com a participação da Universidade Federal de Lavras, da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e das prefeituras locais.

Serviço:
Circuito Mineiro da Cafeicultura 2026 – Sul de Minas📍 Evento gratuito | Inscrições no local
Abril15/04 – Campo Belo16/04 – Paraguaçu17/04 – Perdões23/04 – Capetinga28/04 – Boa Esperança29/04 – Nazareno
Maio14/05 – Bueno Brandão
Junho10/06 – São João del Rei25/06 – Careaçu
Programação sujeita a alterações.
Clique no link e acesse a terceira edição da Revista Viva Nova Lima. Baixe, explore e compartilhe um novo jeito de ver, sentir e viver a nossa cidade!





