top of page

Sabor e sustentabilidade

Atualizado: 3 de nov.

Nova Lima se firma como polo emergente na produção de cogumelos comestíveis em Minas Gerais, abastecendo mercados locais com variedades nobres como shiitake, shimeji e o cogumelo salmão


Da redação


Roney Bernardes Rocha

Foto: Bruno Hannelt


Minas Gerais, tradicionalmente reconhecida por sua diversidade agrícola, vem ganhando espaço em um segmento que cresce silenciosamente, mas com grande potencial: a produção de cogumelos comestíveis. O estado, especialmente o Sul de Minas, já desponta como um dos principais produtores do país. Outra boa notícia é que um novo polo começa a se consolidar na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no município de Nova Lima. Com clima e características favoráveis, a região tem atraído produtores que veem no cultivo de cogumelos uma oportunidade de geração de renda e desenvolvimento sustentável. Um exemplo de sucesso é o Cogumelos do Caminhante, empresa familiar que se dedica à produção do alimento desde 1988. Pioneiro em Minas Gerais, o fundador, Roney Bernardes Rocha, 65 anos, avalia que os cogumelos são organismos delicados, nutritivos e repletos de significado. 



Leia a matéria na íntegra e descubra a primeira edição da Revista Viva Nova Lima. Baixe, explore e compartilhe essa nova forma de conhecer e viver nossa cidade.

Inscreva-se aqui e receba todas as nossa atualizações!

Revista Viva Nova Lima

© 2025 by Revista Viva Nova Lima 

  • Instagram
bottom of page