Quando a educação é a estrela do palco
- Revista Viva Nova Lima

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Livro reúne 23 educadoras da rede municipal em uma obra emocionante sobre trajetórias, desafios e a força de quem transforma vidas diariamente

O Teatro Municipal de Nova Lima ficou lotado na noite de 24 de outubro, mês em que se celebra o Dia dos Professores. No palco, um coral anunciava a cena enquanto 23 mulhe-res viviam um momento singular em suas trajetórias. Eram professoras, supervisoras, aposentadas ou ainda na ativa, unidas pelo mesmo sentimento e propósito: a educação.
Diante de uma plateia emocionada, a cidade testemunhava um marco inédito no muni-cípio: o lançamento de um livro escrito inteiramente por educadoras da rede pública. Mais do que uma obra literária, o projeto resgatava memórias e materializava um gesto profundo de reconhecimento.

Há 39 anos na rede pública de ensino, a coordenadora pedagógica Cláudia da Mata é a idealizadora da iniciativa. Ao completar 60 anos, decidiu transformar a data em um marco para a cidade. “Queria criar algo diferente para 2025. Um projeto que valorizasse essas professoras em vida, resgatasse suas histórias e desse visibilidade a uma profissão tantas vezes incompreendida e desvalorizada”, afirma.

Assim nasceu o livro Educação e Memória –Múltiplos Olhares, Um Só Horizonte. Um legado imaterial, feito de afeto, conhecimento e dedicação, e que se transformou em obra impressa inspirada em inúmeras vivências.
Clique no link e leia a matéria na íntegra. Conheça a segunda edição da Revista Viva Nova Lima. Baixe, explore e compartilhe um novo jeito de ver, sentir e viver a nossa cidade!


